Contabilidade de Hedge

O que é contabilidade de hedge?

Contabilidade-de-hedge

Contabilidade de hedge é um método de contabilidade em que os lançamentos para ajustar o valor justo de um título e seu hedge oposto são tratados como um só. A contabilidade de hedge tenta reduzir a volatilidade criada pelo ajuste repetido no valor de um instrumento financeiro, conhecido como contabilidade de valor justo ou marcação a mercado . Esta volatilidade reduzida é feita combinando o instrumento e a cobertura como uma única entrada, que compensa os movimentos do oponente.

Compreendendo a contabilidade de hedge

Um fundo de hedge é usado para reduzir o risco de perdas gerais, assumindo uma posição de compensação em relação a um determinado título . O objetivo da conta do fundo de hedge não é necessariamente gerar lucro, mas, em vez disso, diminuir o impacto das perdas associadas, especialmente aquelas atribuídas à taxa de juros, taxa de câmbio ou risco de commodities. Isso ajuda a reduzir a volatilidade percebida associada a um investimento, compensando as mudanças que não refletem puramente o desempenho de um investimento.

O objetivo de proteger uma posição é reduzir a volatilidade da carteira geral . A contabilidade de hedge tem o mesmo efeito, exceto que é usada nas demonstrações financeiras. Por exemplo, ao contabilizar instrumentos financeiros complexos, ajustar o valor do instrumento ao valor justo cria grandes oscilações nos lucros e perdas. A contabilidade de hedge trata as mudanças no valor de mercado do hedge recíproco e do título original como uma única entrada, de forma que grandes oscilações sejam atenuadas.

A contabilidade de hedge é usada na contabilidade corporativa no que se refere a derivativos . Para diminuir o risco geral, os derivativos são frequentemente usados ​​para compensar os riscos associados a um título. A contabilidade de hedge usa as informações do título e do derivado associado como um único item, diminuindo a aparência de volatilidade quando comparada ao relato de cada um individualmente. Para obter mais informações sobre riscos de hedge, leia Como as empresas usam derivativos para proteger riscos .

Registro de Contabilidade

registro de contabilidade

A contabilidade de hedge é uma alternativa aos métodos de contabilidade mais tradicionais para registrar ganhos e perdas. Ao tratar os itens individualmente, como um título e seu fundo de hedge associado, os ganhos ou perdas de cada um seriam exibidos individualmente. Uma vez que o objetivo do fundo de hedge é compensar os riscos associados ao título, a contabilidade de hedge trata os dois itens de linha como um só. Em vez de listar uma transação de ganho e outra de perda, os dois são examinados para determinar se houve um ganho ou perda geral entre os dois e apenas esse valor é registrado.

Por que utilizar?

Timing é tudo em hedge accounting. A lógica econômica da transação de hedge não muda. O que muda é quando o derivativo será reconhecido nas demonstrações financeiras da empresa. Com o hedge accounting, o objetivo é parear os ganhos e perdas do derivativo aos ganhos e perdas do investimento subjacente. A capacidade de registro no mesmo período contábil é o grande benefício do hedge accounting.

O hedge accounting é opcional e provavelmente não importa tanto para empresas de capital fechado, embora muitas utilizem o sistema porque desejam seguir as melhores práticas. A diferença é maior para empresas listadas, para evitar que a volatilidade percorra suas demonstrações financeiras como ocorreria com um derivativo marcado a mercado.

Experiência de executivos de consultoria e auditoria com larga atuação no mercado você encontra na Coimbra Partners. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Fonte: investopedia


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *